O maior conquistador não é aquele que conquista grandes coisas, mas sim o que conquista as pequenas e as torna grandes!


segunda-feira, 30 de novembro de 2020

MAÇA ASSADA NO FORNO COM VINHO DO PORTO

 



Uma delícia da gastronomia portuguesa, que permite sentir o sabor autêntico de dois produtos de excelência em Portugal, a maçã e o Vinho do Porto.

Como fazer? Primeiro deverá plantar uma macieira, não dá trabalho e daqui a uns anos terá maçãs para dar... e vender. Equanto isso, junto aí 10 maçãs, açúcar, canela em pó ou em pau e um bom Vinho do Porto.

Depois é muito simples. Na calma da manha prévia a um almoço de sábado, sinta o cheiro de uma boa maçã. Passe-as por água, de preferência tirada do poço, e com a ajuda de uma faca de cozinha retire o núcleo da maçã (caroços). Depois coloque as maçãs num recipiente que possa ir ao forno e no meio de cada uma das belas maçãs deverá, sem stress, colocar 1 colher pequena de açúcar com 1 de canela em pó ou, eu prefiro, colocar um pau de canela.

E agora vem a melhor parte! Vá, abra uma garrafa de um bom Vinho do Porto. ATENÇÃO: Não beber tudo! Guarde um bocadinho para a receita! Então, depois de abrir a garrafa e de beber um pouco (vá, ninguém vê...) é colocar um pouco de Vinho do Porto e levar ao forno durante 45 minutos a 180º.

Convém durante a cozedura ir deitando um olhito e já agora faça isto: abra o forno e irá ver que as ditas vão deitando um molho durante a cozedura, pelo que deverá deitar o mesmo em cima das maçãs, duas vezes pelo menos.

Depois? Depois é só servir quente ou frio! E se sobrou algum Vinho do Porto da garrafita, ponha-a em cima da mesa, com uns cálices... é que no fim de uma ou duas maçazitas normalmente o sabor fica na boca e um Portinho cai sempre bem!

BOM APETITE! :)


Receita: Zeza Cruz
Foto e texto: Paulo Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário


Here's a dozen of my favorite things never to apologize for:


1) Never apologize for acting on your instincts.
2) Never apologize for being passionate.
3) Never apologize for being smart.
4) Never apologize for demanding respect.
5) Never apologize for saying no.
6) Never apologize for not embracing someone else's agenda.
7) Never apologize for disagreeing.
8) Never apologize for your faith.
9) Never apologize for your own sense of creativity.
10) Never apologize for ordering dessert.
11) Never apologize for being funny.
12) Never apologize for living your truth.


Every one of us casts a shadow.

There hangs about us, a sort of a strange, indefinable something, which we call personal influence--that has its effect on every other life on which it falls. It goes with us wherever we go. It is not something we can have when we want to have it--and then lay aside when we will, as we lay aside a garment. It is something that always pours out from our lives . . . as light from a lamp, as heat from flame, as perfume from a flower.

The ministry of personal influence is something very wonderful. Without being conscious of it, we are always impressing others by this strange power that exudes from us. Others watch us--and their thinking and actions are modified by our influence."

"Be very careful, then, how you live--not as unwise but as wise, making the most of every opportunity." Ephesians 5:15-16

~J. R. Miller, "The Shadows We Cast"

Blog Design by Bling on the Blog